terça-feira, 3 de agosto de 2010

Cuidado com escovas progressivas, selagem e similares!!!

Meninas,

Escrevo este post para alertá-las sobre o perigo das Escovas Progressivas. Há aproximadamente uns 5 anos, quando surgiu a febre das Escovas Progressivas, eu era adepta fervorosa, pricipalmente pelo brilho e hidratação que ela dá aos cabelos crespos, pois eu acho bonitos os cachinhos naturais, mas vivo em guerra com o frizz e o ressecamento.
Então em 2008 eu engravidei, parei com os processos químicos, e até o mês passado adotei os meus cachinhos naturais, e inclusive tinha achado ótimos produtos, que deixavam eles bem hidratos e bonitos.
O problema começou quando eu fui a uma cabeleireira e ela cortou o meu cabelo mais do que havíamos combinado, e - quem tem cabelos crespos sabe - cabelo crespo curto demais e todo desbastado como ela fez, fica com um volume descomunal, e não tinha jeito de eu me gostar. Então, depois de pensar em várias soluções, como mega hair e até peruca (!), eu resolvi fazer uma progressiva. E como eu tenho muito medo de entregar os meus cabelos para qualquer um - até porque muita coisa errada já aconteceu comigo em salões - eu marquei uma hora em um dos mais conceituados salões de Porto Alegre.
Chegando lá, o profissional que me atendeu me disse que ele faria uma "selagem" nos meus fios, porque as escovas progressivas que contém formol estão proibidas pela ANVISA. Mas que, ao invés de formol, esse tratamento utilizava alguns ácidos (aginina e ácido acético, segundo ele). Bom, eu resolvi confiar e fiz o tratamento.
Resultado: os meus cabelos realmente ficaram lindos, com brilho incrível, volume domado, super hidratados, mas... O meu couro cabelo teve irritação generalizada, com trechos de queimadura (segundo o meu dermato, mais detalhes neste post aqui), e duas semanas após a aplicação do tratamento, além de eu estar sentindo coceira e ardência sem parar, a pele está  caindo, descamando! E agora eu vou marcar urgente uma consulta na dermato para tratar o couro cabeludo.
Enfim: escrevi tudo isso para que outras pessoas não passem o que eu passei, pois agora coma proibição da ANVISA do uso do formol, eles oferecem outros produtos que contém ácidos, e que podem ser até mais agressivos ao organismo do que o próprio formol (se vocês fizerem uma pesquisa básica no google sobre o tema, acharão já mais de uma reportagem alertando para esse problema, como esta aqui).
Enfim, fica o alerta! 


11 comentários:

  1. Nossa!que horror hein!Imagino o seu desepero!!!
    Oi linda tudo bem?
    Passei pra conhecer o seu blog e mais que adorei o seu cantinho!Parabéns!
    Flor,vim te convidar a conhecer o meu blog,esta rolando o sorteio de uma Camiseta Eclipse,um par de brincos e um Kit para unhas,participa,quem sabe vc ganha!
    Ah!Já estou te seguindo!
    beijos,espero sua visita!♥

    http://julianakenzi.blogspot.com
    =)

    ResponderExcluir
  2. Ai Carol! Tb fui cortar a alguns meses, cortaram mais curto do que eu gostaria e a cabeleireira me indicou uma selagem da marca Cadiveu, nao fiz, mas essa tua "tragedia pessoal" me fez abrir mais os olhos ainda!
    Melhoras para vc.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Eu tbm sofro com isso,não fiz progressiva,na época nem exstia isso,foi uns 10 anos atrás.mas ate hj tenho a consequencia de um relaxamento mal feito.meu cabelo nunca mais voltou o que era,nem creceu durante esse tempo.hj ele ta curtinho,e quando quero alongar uso palique tic tac.se arrependimento matasse ,estaria mortinha da silva.Quem tem cachinho,não alise com quimicas,faça escova,chapinhas.hj em dia e bem mais prático.
    bjs..participe do sorteio q ta rolando no meu blog.
    seguindooo

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Meninas,

    Eu sou uma pessoa positiva, já marquei o médico para amanhã, e acredito que eu tive uma queimadura e por isso a pele agora está sendo trocada.
    Mas é bom ficarmos atentas, pois naquela reportagem que eu linkei acima, um médico falou que há queimaduras que podem ser irreversíveis (acredito que sejam piores do que a que eu tive).
    O que me deixou incomodada é que eu contatei o profissional que fez, e ele tentou me convencer de que eu é que sou muito sensível, que a minha pele é que é fina demais, que eu sou alérgica, etc., se isentando de qualquer responsabilidade, enquanto já sei que isso aconteceu com mais pessoas.
    Enfim, é bom ficarmos atentas, pois acho que a saúde tem que vir sempre em primeiro lugar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. nossa, Carol, q barra, hein. Vc viu o da menina que tinha alergia a formol, foi fazer uma hidratação, foi informada de que nao tinha formol no tratamento, e tinha? Olha, isso é muito perigoso, pq nao dá pra confiar em quase ninguém mesmo! um beijo e depois conta como foi no dermato!

    ResponderExcluir
  7. Olá Carol!! Também fiz uma progressiva aqui em Indaiatuba em um salão superbadalado, e o resultado foi um cabelo maravilhoso, mas duas semanas com a pele descamando, como se eu tivesse tomado muito sol e agora ela estivesse trocando de pele, ou mesmo uma caspa terrível...Mas passou, graças a Deus, nada de mais grave, mas nunca mais naquele salão!!!! Bjs

    ResponderExcluir
  8. É Denise, pelo relato de algumas meninas, estou descobrindo que essa não é uma reação tão rara assim. É bem chato, mas pelo menos o meu médico me acalmou dizendo que não é nada grave!
    Bj

    ResponderExcluir
  9. Olá Carol, estou aqui pedindo sua permissão para postar sua história no meu blog www.belezamascomsaude.blogspot.com
    Por coincidência houve uma dúvida com respeito aos tais "ácidos" e sua história caiu como uma luva. Claro com seu link identificado, caso não concorde é só enviar um e-mail que retiro na hora. Meu objetivo é de ajudar, alertar, que acredito ser seu objetivo também. De toda mentira que envolve os "milagres das escovas" e a falta de preparo que se encontram "alguns" profissionais da beleza.
    Sou Tricologista Clínica e tenho uma clínica especializada em recuperação capilar. A clínica Saúde Capilar em São Gonçalo – Rio de Janeiro. Lido quase que diariamente com esse tipo de problema e outros como calvicíe, Ptiríase (caspa), enfim...males que podem ser desencadeados por esse tipo de procedimento.
    Acredite, os avisos são muitos, mas infelizmente as pessoas preferem ignorar.
    Luzia Couto.

    ResponderExcluir
  10. Oi Luzia

    Te dou todo o apoio para postar a história. Quanto mais pessoas ficarem informadas a respeito dos riscos dessas técnicas, melhor para todas nós, não?
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Meninas,

    Só para reforçar que não é um caso tão raro como alguns dizem: a minha tia tinha achado lindo o resultado no meu cabelo, e uns 15 dias depois foi neste mesmo salão fazer a selagem. Pois agora ela acaba de me contar que o couro cabeludo dela também começou a descamar todo!
    Que coisa né...

    ResponderExcluir